abril 5, 2016 Notícias, Uncategorized 0 comment

Team building

teambuilding-site

Equipes e trabalhos coletivos são o foco das atenções nas ultimas décadas. As equipes estão em toda parte. Nas empresas, por exemplo, temos equipes de novos produtos, de qualidade e projetos já nos esportes temos equipes de ataque, defesa, equipes da primeira e segunda divisões, equipes especiais e seleções dos melhores do mundo.

Nem todo grupo de pessoas é uma equipe. Uma equipe é um conjunto de pessoas com habilidades complementares, comprometidas, com um propósito comum, com um conjunto de metas de desempenho e um enfoque pelo qual se sentem solidariamente responsáveis.

A essência de uma equipe é o compromisso compartilhado. Sem ele, os grupos se comportam como uma soma de indivíduos; com ele, se convertem em uma unidade poderosa de bom desempenho coletivo. As equipes também investem tempo em traduzir seu objetivo em metas de rendimentos específicas – os membros das equipes com êxito colocam sua experiência e se tornam responsáveis com e para seus companheiros.

A distinção fundamental entre grupo e equipe gira em torno de seu funcionamento. Um grupo de trabalho depende das contribuições individuais de seus membros para seu funcionamento. Porém uma equipe tende a ganhar algo mais do que seus membros poderiam conseguir de forma individual. Uma equipe sempre vale mais que a soma de suas partes.

Diferenças entre Grupo e Equipe

ciclo

Relações de Manutenção – como os membros do time se dão com os outros e os processos que eles tem que desenvolver para tal.

Metas – senso de objetivos e direção.

Liderança – capacidade da equipe de monitorar e alinhar ambos os elementos em cada componente de eficácia da equipe e a relação de cada componente de eficácia da equipe para com os outros.

Processos e procedimentos – inclui os elementos de processo do caminho no qual a equipe conduz seu negócio.

Papéis da equipe – um entendimento dos caminhos no qual o trabalho será destinado.

Interface externa – como a equipe se relaciona com outros de fora da equipe incluindo clientes e outras equipes.

A Equipe quando é formada ou constituída precisa aprender a lidar com uma série de questões e situações que envolvem um princípio. Qual é o seu propósito? Quais são as suas metas? Quais os papéis que os membros da equipe assumirão? Qual o tipo de diversidade de membros para tornar a equipe excepcional? O que os membros esperam deles mesmo e um do outro? Como a equipe irá conectar com outras unidades? Como ela irá obter os recursos necessários? Como e por quem as decisões dever ser feitas? Quem busca o produto da equipe? Como será as relações entre os membros? Como a liderança será feita? Como os membros da equipe recebem e dão feedback? Como os conflitos serão resolvidos? Quais as normas específicas a serem fixadas?

É preciso dar um tempo para que os membros da equipe desenvolvam um compromisso  durante a realização dos seus processos e nas relações interpessoais que mantém enquanto realizam conjuntamente as suas atividades e tarefas diversificadas.

Um team builder profissional – consultor externo pode ser enormemente útil ao aconselhar e orientar a administração da empresa na formação e desenvolvimento das questões das equipes.

Fonte de pesquisa:

Team Players & Teamwork – a nova estratégia competitiva. Parker, Glenn M.

Team Building Skills: developing and maintaining: excellence in teams – NTL Institute

Fátima Ohl Braga
Sócia-diretora e consultora organizacional.
Atua há trinta anos como consultora organizacional, implementando programas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Potencial, Gestão por Competências – Veja mais