27 set, 2016 Uncategorized

A arte da (boa) convivência no trabalho

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A boa convivência no trabalho é a prática de buscar sinergia entre as pessoas, somando esforços e procurando a complementaridade entre os diferentes estilos pessoais e de atuação. Exige que não confrontemos com o outro, mas sim façamos o esforço necessário para encontrar o seu canal de sintonia, através da empatia, e entender o que valoriza e do que necessita.

Trata-se da busca pelo aumento da competência emocional no trabalho em prol de melhores performances, resultados e da qualidade de vida para todos: chefes, profissionais e empregador.

Não podemos nos afastar da situação real: existem diferentes tipos de pessoas, com características e necessidades peculiares, que valorizam e precisam de coisas distintas para se sentir seguras, felizes, satisfeitas, reconhecidas e realizadas. É preciso ter maturidade emocional para chegar a entender o conjunto de regras que direcionam as reações e personalidade da outra pessoa.

Como profissional especializada em Treinamento e Desenvolvimento Gerencial e consultora organizacional há 30 anos, posso garantir que não existe uma “receita de bolo” para a boa convivência no ambiente de trabalho. Mas algumas das características humanas, entretanto, podem ser consideradas como básicas dentro das principais variações de temperamento que encontramos nos profissionais em atuação em diferentes empresas e segmentos. E, dessa forma, é possível chegarmos a atitudes e posturas que podem ser adotadas para neutralizar tais características e, assim, continuarmos conquistando nossos objetivos e resultados, tantos os individuais como os do grupo.

Avaliar o quadro abaixo, refletir sobre ele e tentar seguir as suas indicações é um caminho. Mas ele somente trará os resultados esperados se agirmos com a maturidade emocional necessária para chegarmos a entender o conjunto de regras que direcionam as reações e personalidade do outro.

Controlador

Características pessoais

  • Agitado e apressado.
  • Agressivo quanto à busca por resultados
  • Não gosta de perder tempo.
  • Atinge sempre seus objetivos mesmo que prejudique os outros.
  • Tem dificuldade para trabalhar com pessoas com estilos diferentes do seu.
  • Diz o que pensa sem se importar com a opinião do outro.

Como neutralizar

  • Apresente um plano de trabalho simples e objetivo.
  • Enfatize os ganhos, a economia e o desempenho que irá obter.
  • Não o faça perder tempo com conversas e informalidades.
  • Alerte-o de que o processo é tão importante quanto o resultado final.
  • Não o contrarie, procure acompanhar o seu ritmo.

Seja também autêntico, diga o que pensa e o que sente assertivamente.

Criativo

Características pessoais

  • Adora mudança e novidades.
  • Faz várias coisas ao mesmo tempo.
  • Não gosta de detalhes.
  • Espontâneo e interativo com as pessoas.
  • Transparente, sempre colocar as “regras do jogo”.

Como neutralizar

  • Ofereça-lhe idéias novas, exclusivas e que agreguem valor.
  • Cobre a finalização e o término das tarefas e atividades
  • Não lhe dê muitos detalhes, lhe dê uma visão do todo.
  • Dê-lhe autonomia e liberdade para criar.
  • Reconheça suas qualidades e competências.

Analítico

Características pessoais

  • Gosta de rotina, de procedimentos e normas.
  • Detalhista e perfeccionista.
  • É lento para decidir e solucionar problemas.
  • Cumpre tudo o que promete.
  • Confuso e complexo para se comunicar.

Como neutralizar

  • Ofereça-lhe idéias de baixo risco e seguras.
  • Enfatize a lógica, os procedimentos e as regras.
  • Ofereça-lhe muitas informações e dados parar decidir.
  • Não lhe dê projetos ou atividades diferentes, pois não gosta de novidade e de mudança.

Reconheça seu perfeccionismo.

Social

Características pessoais

  • Prioriza as pessoas e a harmonia do ambiente.
  • Sensível, afável e amigo para com todos, sem distinção.
  • Não gosta de magoar e de confrontar.
  • Relaciona-se bem com todo mundo.

Tem dificuldade para dizer o que pensa e sente, com medo de magoar o outro.

Como neutralizar

  • Ofereça-lhe a chance de fazer projetos com os outros.
  • Enfatize a harmonia e o bem estar das pessoas.
  • Seja amigo , acolhedor e disponível para ele
  • Pergunte e interesse-se pelos seus sentimentos.

Reconheça e valorize sua opinião e sentimentos.

Fátima Ohl Braga

Sócia-diretora e consultora organizacional. Atua há trinta anos como consultora organizacional, implementando programas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Potencial, Gestão por Competências