A empresa que trabalho aplica a autoavaliação profissional. Como devo proceder neste processo?

dica-da-semana-avaliacao-de-desempenho

 

A autoavaliação é o primeiro passo para o desenvolvimento da sua carreira. O objetivo é mostrar aos seus superiores que você possui autoconhecimento sobre seus pontos fortes no exercício de suas atribuições e também consegue perceber pontos que precisa desenvolver e aperfeiçoar para se tornar um profissional mais maduro.  Na autoavaliação você também tem um espaço para identificar seu potencial como profissional – é importante deixar claro ao seu gestor aonde você deseja chegar e qual o seu objetivo como profissional. Seguem algumas reflexões para você fazer durante sua autoavaliação:

  • Identifique seus pontos fortes – comportamentos que você sabe desempenhar muito bem
  • Apresente seus pontos fracos sem receio – aspectos de seu comportamento que precisam ser potencializados e melhorados.
  • Mostre que você quer usar seus pontos fortes a favor da empresa;
  • Exponha seus objetivos profissionais de curto, médio e longo prazo;
  • Aponte problemas e dificuldades que possui no seu trabalho;
  • Mostre as variáveis da empresa que não te ajudaram na realização de suas metas e atribuições;
  • Sugira algumas ações que devam ser realizadas para você melhorar sua atuação no próximo ano, por exemplo: cursos, estágios, leituras, orientações técnicas, coaching, treinamentos, etc;

A autoavaliação é um momento impar para conectar-se com você mesmo e avaliar se a sua atuação como profissional está OK e levando ao destino almejado. É o momento de refletir sobre suas facilidades e dificuldades no exercício do seu papel profissional. Não é um momento de críticas e nem de buscar culpados – somente refletir com maturidade sobre seu desempenho como profissional. Seja sincero e encare esse desafio como um aliado da sua carreira!