Como lidar com o profissional que não se posiciona, não diz o que pensa e o que sente?

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É um clássico dentro das organizações, o profissional que concorda com tudo, com todas as propostas de seu líder e de seus parceiros. Nessas ocasiões esse profissional acaba sempre sendo mal visto e desvalorizado pelos colegas e gestores que acabam avaliando negativamente esta falta de expressão e posicionamento. Quando a dificuldade do profissional de se manifestar pessoalmente nas situações é tão grande a ponto dele dizer “amém” a tudo e a todos, o que está por trás é uma grande passividade, uma dificuldade em se posicionar.

É preciso olhar para este profissional empaticamente e dar-lhe a oportunidade de se colocar dentro do seu ritmo e em situações aonde não irá se sentir ameaçado. Profissional com dificuldade de dizer o que pensa e sente, precisa desenvolver a sua assertividade. Muitas vezes a baixa assertividade é resultado de uma baixa autoestima e de grande insegurança pessoal. Este profissional precisa se sentir mais seguro para se expressar. Cabe ao gestor e aos colegas respeitar os seus limites e reconhecer seus pontos fortes e seus acertos para assim fortalecer e ampliar sua autoestima.

É importante o gestor valorizar as competências fortes desse profissional e reforçar sempre o seu desempenho assertivo – dessa forma você estará criando condições favoráveis para o desenvolvimento desse indivíduo, sem ameaça-lo e respeitando seus limites. Feedbacks rápidos e oportunos – sempre depois do ato realizado, é uma boa prática para reverter essa situação.