Objetivos da Avaliação de Desempenho

avaliacao_desempenho-002

=como obter bons resultados com a avaliação =

É importante perceber a riqueza do processo da realização da avaliação e os ganhos que podem trazer para a organização.

Aliada com a realização contínua de feedbacks pelos gestores com seus liderados, ao menos um ao mês, inflam os resultados e dá consistência ao trabalho. Permitem descobrir como melhor apoiar o trabalho dos subordinados e alinhar sua atuação com os objetivos da área e da organização.

Os principais objetivos da Avaliação de Desempenho são:

Capacitação

Melhorar a capacitação dos profissionais, analisando seus pontos fortes e a desenvolver, determinando e priorizando as ações de desenvolvimento (PDI) a partir da análise das qualificações pessoais do avaliado e do perfil do cargo, visando obter melhor desempenho e produtividade do liderado;

Equipe

Melhorar o relacionamento interpessoal do gestor com cada profissional ao possibilitar que ele conheça melhor cada liderado, conhecer os objetivos da área e da empresa, conhecer os objetivos profissionais (Carreira) do liderado. Poderá também melhorar a gestão do seu time (Teambuilding), transformando os liderados em uma equipe e obtendo melhores resultados das pessoas e da equipe como um todo;

Reconhecimento

Falar dos resultados obtidos pelo liderado (feedback), parabenizando-o e ressaltando sua real contribuição com os resultados (reconhecimento não monetário), possibilitando ao liderado sentir-se orgulhoso e reconhecido pelo seu desempenho;

Realização

Apontar a contribuição do profissional para os resultados obtidos (ele faz a diferença) pela construção de um mundo melhor, indicando os ganhos para as pessoas, a comunidade e o meio ambiente.

Pesquisas mostram que os CEOs e  boards das organizações buscam um RH Estratégico, e não um RH meramente executor. Para uma atuação realmente estratégica do RH, é importante que ao término da Avaliação seja feito um Diagnóstico dos resultados obtidos, e a partir deste diagnóstico estabelecer um Plano de Ação.

O objetivo do Plano de Ação será preparar os recursos humanos da empresa, partindo da situação atual para atingir uma condição futura, necessária para permitir que a organização atinja seus objetivos do Plano Estratégico.

Esta forma de trabalho é parte da metodologia de gestão por competências desenvolvida pela Ohl Braga, que são trabalhados no Sistema RH1000. Conheça mais nos sites  www.ohlbraga.com.br e www.rh1000.com.br.

Mauro Braga

Consultor empresarial e mentor do Sistema RH1000, é Engenheiro com MBA em Gestão de Negócios