Como posso prevenir o presenteísmo?

dica-da-semana

O presenteísmo é um fenômeno que está se tornando cada vez mais comum nas empresas. É quando o indivíduo esta de corpo presente no ambiente de trabalho, porém não está sendo nada produtivo. Muitos atrelam o presenteísmo com a distração que o acesso à internet pode ocasionar, mas é bom ficar atento, pois nem sempre o mundo digital é o culpado.

Para prevenir o presenteísmo é preciso que cada profissional esteja atento as suas próprias atitudes. Se perceber que o rendimento caiu sem motivo aparente, algo pode estar acontecendo. Esteja atento à saúde física e psíquica, tentando sempre identificar possíveis problemas que possam atrapalhar seu desempenho. Ter consciência do problema é o melhor caminho para resolvê-lo.
Um elevado pico de sobrecarga pode ser seguido do presenteísmo, portanto não assuma mais atividades do que pode suportar.

Delegar tarefas, aprender a dizer não, fazer pausas curtas para descansar, aprender técnicas de relaxamento psico-somáticos (como yoga) e priorizar a qualidade de vida também são dicas que podem ser executadas pela maioria das pessoas para coibir o presenteísmo.

Já as empresas também podem adotar medidas para combater o presenteísmo, sensibilizando seus gestores para que estejam atentos à produtividade e a qualidade da entrega de seus colaboradores. É importante o gestor conhecer seu colaborador para saber se ele está com algum problema situacional que possa estar interferindo em sua concentração. Portanto, é preciso contato-interação-relacionamento próximo entre gestor e colaborador para lidar com essa situação. Um outro problema é que as empresas estão sujeitas a um grande fluxo de acesso às mídias sociais pelos colaboradores, tornando a situação abusiva e sem bom senso. Nestes casos é importante que a área RH interfira redigindo e divulgando, a todos os profissionais, uma política interna de consulta e acesso às mídias sociais durante o expediente.