02 maio, 2017 Notícias

Como implementar a integração de novos profissionais de maneira simples e eficaz?

 

Um bom programa de integração para os novos profissionais não precisa custar caro, nem ser longo, apenas eficaz. Uma boa integração traz diversos benefícios, entre eles a aceleração do processo de adaptação, o esclarecimento de dúvidas e assuntos básicos, o envolvimento precoce do profissional com a empresa, entre outros.

Lembre-se que o intuito disso é criar comprometimento e produtividade, então inicialmente tudo o que você precisa é de um conteúdo que esteja claro e um bom profissional que o apresente de maneira concisa e clara, que seja gentil e principalmente que tenha uma postura acolhedora com os novos integrantes da empresa.

A integração deve acontecer no primeiro dia de trabalho, se não for possível, no máximo na primeira semana. A apresentação deve conter história da empresa, Missão Visão e Valores, o momento que a empresa está vivendo, desafios, informações específicas sobre comportamentos tolerados, orientações sobre as instalações e local de trabalho (bem como utilização de ferramentas), as expectativas da empresa em relação ao profissional, os meios de comunicação que são utilizados e finalmente uma mensagem final de agradecimento e boas-vindas. Tente deixar o clima mais descontraído disponibilizando café ou algumas guloseimas.

O mais importante desse processo é que o novo profissional saia dali consciente do ambiente em que está inserido e o que a empresa espera dele, assim poderá executar suas tarefas de maneira intrínseca.

Não se esqueça, quando chegar no seu ambiente de trabalho, sua chefia também deve proceder a uma integração funcional na área, explicando-lhe todos os processos envolvidos, apresentando-o a toda equipe e, finalmente, orientando-o em suas novas atribuições. A integração na área é também essencial para o bom início do profissional – quanto mais rápida for sua integração às suas atribuições e aos seus parceiros, mais rapidamente conseguirá entregar resultados de acordo com os padrões desejados.