06 jul, 2017 Dicas da semana

Como atrair um candidato em potencial?

Muitos gestores que trabalham especificamente na área de recrutamento e seleção se deparam com essa pergunta. Sabem que precisam de candidatos com diferenciais, porém muitas vezes não entendem como atrair ele para sua seleção.

Segue abaixo um check list de ações e preocupações que o selecionador deve ter para atrair talentos, antes e durante o processo seletivo:

– Consulte o Perfil do Cargo procurado e atualize-o se necessário. Caso a empresa não tenha a descrição deste cargo é um bom momento para providenciar. Defina o perfil da vaga requisitada identificando as responsabilidades do cargo e os pré-requisitos necessários para nesta posição. É preciso que o RH trabalhe neste momento em conjunto com a área requisitante desta vaga, validando com o gestor da área se o perfil de cargo descrito ou atualizado está ok.

– Promova nos candidatos a vontade de trabalharem na sua empresa, divulgando os valores, a cultura, o código de ética e as politicas de gestão de pessoas da sua organização. Dessa forma o candidato conseguirá perceber se seus valores pessoais coincidem com as de sua empresa, facilitando sua tomada de decisão em aceitar a vaga que está sendo oferecida.

– Certifique-se de que a vaga em questão irá oferecer oportunidade de desenvolvimento e crescimento ao profissional. O processo de desenvolvimento deve ser pautado em oportunidades de ganhos financeiros e de novos desafios no desempenho do cargo.

– O jovem profissional talento de hoje também busca encontrar equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal – verifique se o cargo em questão propiciará esta harmonia ao profissional, apontando as benesses oferecidas pela empresa (horário flexível, trabalho home office, banco de horas, etc).

– Deixe claro ao profissional o que diferencia sua empresa das demais empresas concorrentes do mercado. Compartilhe com os candidatos os bons resultados da pesquisa de clima, divulgue o poder da imagem forte que a empresa possui no mercado e seja transparente em relação as atuais condições da empresa em seu nicho de atuação.

– Explique ao candidato o plano de treinamento e a politica de avaliação de desempenho da empresa que constrói planos de desenvolvimento individual para cada profissional conseguir superar e potencializar o seu desempenho ano a ano.

– Divulgue as possibilidades de crescimento e desenvolvimento interno na empresa que este cargo possui, apresentando as diferentes carreiras que o profissional pode futuramente exercer, potencializando o seu desenvolvimento como pessoa. Se sua empresa possuir trilhas de desenvolvimento compartilhe com o profissional as ações de desenvolvimento que estão planejadas para que ele consiga, o mais rapidamente, entregar os resultados previsto para este cargo.