10 ago, 2017 Dicas da semana

O que é gestão de conflitos, e como agir nesta situação?

O conflito é diagnosticado quando há um desentendimento entre duas partes, enfrentamento ou uma discussão acalorada. De fato, é algo que sempre existira em nossas vidas, tanto pessoal quanto profissional.

O que nos resta é saber lidar com essas diferenças. Mas qual a melhor maneira de um líder administrar isso em sua equipe?

O ideal é que cada pessoa reconheça suas crenças, valores e limites e saiba aceitar todas essas características no outro mesmo quando diferentes das nossas. Mas sabemos que na pratica nem sempre funciona assim.

É neste momento que entra em cena a capacidade de liderança assertiva do gestor da equipe, em construir uma solução para ambas as partes. A importância de encontrar uma solução que atenda todas as necessidades requer equilíbrio emocional – pra não se deixar levar pelas sensações imediatas, e um pensar “fora da caixa” para se buscar uma alternativa estratégica e mútua.

Um líder assertivo geralmente vê possibilidade de mudanças nos conflitos e os encara de frente. Os líderes que enxergam o conflito como uma oportunidade podem alcançar efeitos potencialmente positivos como o aumento da motivação das pessoas, a união do grupo, o aumento do conhecimento, o aperfeiçoamento da criatividade, o incentivo para o crescimento, etc.