23 nov, 2017 Dicas da semana

Como um líder consegue motivar sua equipe sem estímulo financeiro?


Vivendo em um período de crise econômica, as empresas sempre buscam a máxima economia em todos os setores. Mas deixando o dinheiro de lado, há maneiras de motivar os integrantes de sua equipe sem precisar mexer no bolso. Aliás uma motivação que realmente funciona é aquela que acontece quando o líder conhece as necessidades de sua equipe.

Dialogar com abertura. A primeira dica para motivar é ter um diálogo aberto e franco com os colaboradores. Sempre expor a realidade da situação e deixar claro que sempre fará o possível para atender as dificuldades e carências da equipe e de cada elemento que compõe ela.

Empoderar os profissionais. Através da delegação de responsabilidades consegue-se desenvolver os profissionais de forma assertiva, respeitando-se o nível de maturidade e desenvolvimento de cada um.

– Desenvolver novos projetos. Desafiar sua equipe a realizar novas atividades e projetos que fujam da rotina e ampliem seus referenciais também pode ser uma excelente dica, para que se tornem capazes ao ousarem se desenvolver.

Reconhecer boas atuações. Reconhecer é a última dica e talvez a mais importante. É imprescindível que você reconheça os méritos de cada um ou da equipe como um todo (se for o caso). Uma reunião de feedback pode ser um bom momento para isso.