06 dez, 2017 Dicas da semana

Qual a maneira mais efetiva de reter um talento?

Existem vários elementos que podem reter um profissional talentoso. O primeiro e mais importante passo é identificar o perfil do profissional/talento. Há colaboradores que são atraídos por desafios, outros valorizam mais estímulos financeiros. Ainda há pontos positivos como ambiente de trabalho agradável, engajamento de equipe, benefícios vantajosos, entre outros pontos que são bastante considerados na retenção de pessoas. Segundo Herzberg, é preciso garantir que os fatores de higiene/manutenção estejam presentes nas políticas internas da empresa.

Entretanto, conhecer o perfil e os centros de interesse de seus colaboradores é peça fundamental.  Por exemplo, uma das principais características da geração Y, por exemplo, é a sede por desafios e transformações. A melhor maneira de reter esse público interno é envolvê-los em decisões ou engaja-los em projetos ambiciosos da empresa. Outro aspecto atraente é a flexibilidade no trabalho, alguns dias na semana em home office pode ser um grande atrativo para esta geração.

Mas no geral, a retenção de pessoas está diretamente ligada com a valorização, reconhecimento e desenvolvimento do funcionário – é o que Herzberg denomina de fatores de motivação. Se a pessoa não se sente valorizada ela facilmente irá atrás de novas oportunidades no mercado. Acompanhe de perto o desenvolvimento e os interesses de seus talentos além de criar um ambiente produtivo e estimulante!