fevereiro 16, 2018 Dicas da semana 0 comment

O que fazer quando funcionário não sabe lidar com feedbacks negativos?


Em diversos momentos na vida, vamos ter que lidar com situações em nossa vida profissional que nos deixam desconfortáveis. Apesar disso, é bom que um gestor tenha em mente que dar um feedback sincero que pode não agradar o funcionário, faz parte de um bom processo de gestão de pessoas.

Muitas vezes respostas negativas vindas da liderança para determinado colaborador, pode render ações e atitudes positivas, além de benéficas para a empresa.

É comum que alguns funcionários não aceitem feedbacks negativos e deixem isso transparecer de maneira inadequada, com negações, racionalização, atitudes infantis e/ou até com muita emotividade.

Caso isso aconteça, o ideal é que o gestor explique que aquele processo é estritamente profissional e não pessoal.

É essencial que o gestor, ao dar este feedback de realinhamento, apresente fatos e situações que exemplifique e demonstre ao colaborador os gaps e falhas que ele anda cometendo no exercício de suas atividades.

Se a reunião tomar um rumo muito inesperado, finalize e remarque. Sendo assim, na próxima reunião de feedback o gestor já estará mais preparado para lidar com a situação.

Alguns comportamentos e reações desfavoráveis, podem acontecer de maneira recorrente. Se essa for a realidade, sente-se com seu funcionário e procure entender o porquê destas reações e o que você pode fazer para ajudá-lo.

Mesmo que o funcionário não seja receptivo nesses processos, não deixe acumular feedbacks, sempre que possível e com gentileza, mostre a seu funcionário como ele pode melhorar.