abril 23, 2018 Dicas da semana 0 comment

O que faço quando não consigo alguém qualificado para preencher uma vaga?

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) em 2016, mais de 47% das pessoas entrevistadas afirmam enfrentar dificuldades para contratar e 49% concordam que a falta de profissionais qualificados dificulta o preenchimento de vagas.

Apesar de índices elevados de desemprego, muitos recrutadores reclamam da dificuldade de preencher determinadas vagas pelo nível técnico baixo que os candidatos apresentam. O ideal nesses casos é que seja feita uma análise acerca da vaga a ser preenchida, checando os seguintes pontos:

  • A descrição do perfil da vaga está atualizada e bem descrita, esclarecendo com clareza qual a responsabilidade que é exigida para o cargo?
  • Os pré-requisitos exigidos (escolaridade, experiência, formação, certificações, habilidades, etc) estão superdimensionados? Será que o requisitante da vaga não está querendo um super profissional? Será que realmente o cargo exige o nível das qualificações que estão sendo solicitadas?

Se prepare para as entrevistas. Muitos recrutadores pensam que apenas os candidatos devem se preparar, mas diferente disso, os dois precisam de preparo. Verifique exatamente aquilo que precisa e vá preparado com (1) perguntas que busquem evidencias se o profissional possui a experiência requerida pelo cargo, (2) com testes, (3) dinâmicas ou (4) roteiro de questões a serem feitas por você.. .

Caso não encontre o candidato que precisa, não desanime e muito menos preencha a vaga apenas porque seu tempo está acirrado. Converse com o gestor da área que precisa contratar, talvez seja o caso de realinhar as necessidades e aguardar pelo profissional mais adequado.