23 abr, 2018 Dicas da semana

Qual o papel do RH na inclusão de colaboradores com deficiência?

Concordamos que o recrutamento é o primeiro passo para a entrada de pessoas com deficiência na empresa. Por isso é de responsabilidade do RH desenvolver programas e estratégias que tenham viabilidade e acompanhamento adequado.

Para que isso aconteça de maneira satisfatória, é preciso que haja um plano de inclusão estruturado. Para isso os integrantes da área de RH, responsáveis por essa etapa do processo, precisam estar aptos a identificar as habilidades e limitações que uma pessoa com determinada deficiência possui.

O processo deve acontecer de forma que o candidato não se sinta discriminado e que não haja nenhuma barreira que o impeça de realizar qualquer que seja a etapa. Por isso é importante também que a empresa tenha a acessibilidade necessária para acolher o profissional com deficiência.

Outro ponto importante e que deve ser explorado é a comunicação com todos os gestores e demais profissionais da empresa. Existem pessoas que podem relutar em trabalhar com deficientes em suas áreas, porém, cabe ao RH conscientizar os profissionais da empresa e instaurar um tipo de comunicação que aborde o assunto com naturalidade, mas com precisão e assertividade.

Por fim, o papel do RH com relação a deficiência física não se resume apenas na contratação de funcionários. Esse é apenas o pontapé inicial já que a inclusão precisa ser algo trabalhado constantemente. É preciso acompanhar toda a ambientação e adaptação do colaborador deficiente para que seja garantida a dignidade de trabalho.