julho 24, 2018 Avaliação de desempenho 0 comment

Avaliação de Desempenho: como apresentar os resultados obtidos

Resultado de imagem para results

Passada a Avaliação de Desempenho, chega a hora do RH lidar com a mensuração de resultados. Traçar um Plano de Ações para solucionar os problemas e situações apontadas e divulgar os resultados são os próximos passos.

A Avaliação de Desempenho talvez seja uma das ferramentas mais eficazes para identificar gaps tanto em equipes quanto individualmente. Mesmo diante dessa importância, muitos não entendem muito bem o que fazer com as conclusões. Ao realizar uma avaliação, é fundamental que você saiba trabalhar com seus os resultados.

Seguem as ações que o RH deve implementar após elaborar o diagnóstico das Avaliações de Desempenho:

1 – Elaborar o Diagnóstico das avaliações de desempenho:

– Traçar a curva normal de desempenho da empresa e de todas as áreas.
– Cruzar o resultado de desempenho com o Nível de Escolaridade, Tempo de Empesa e Faixa Etária dos profissionais, buscando identificar nichos de assertividade e/ou problemas.
– Criar Gráficos Nine Box : Desempenho X Qualificações; Ações X Metas; Potencial X Desempenho.
– Apontar os principais gaps de qualificação dos profissionais (bagagem para o exercício na função)
– Identificar as competências que se destacam de aquelas que precisam ser potencializadas para que a empresa chegue com maior assertividades aos seus objetivos.

2 – Criar, na Política de Mobilidade Interna da Empresa, condições que incluam os resultados da Avaliação de Desempenho como pré-requisitos para promoção de cargos vertical e horizontal, aumentos salariais, etc.

3 – Mediante o budget da área de RH, elencar uma previsão de treinamentos que precisam ser desenvolvidos para resgatar a performance e/ou desenvolver os profissionais no tocante as qualificações e as competências.

4 – Realizar uma Reunião com a direção da empresa para apresentar a Curva Normal de Desempenho , identificando as áreas que se destacam com uma boa atuação e aquelas que estão deixando a desejar.

– Fornecer a cada Diretor os resultados efetivos de todos profissionais avaliados da sua área, identificando os profissionais que se destacam positivamente e aqueles que precisam ser desenvolvidos.
– Fornecer um feedback sobre a qualidade das avaliações, identificando se os avaliadores fizeram uma avaliação parcial e justa e/ou se incorreram em alguns erros no ato de avaliar, tais como: super ou sub avaliações, generalizações, falta de assertividade (excessos de coluna do meio ao avaliar), etc.
– Identificar a qualidade do feedback que os profissionais receberam no ato da entrevista devolutiva. Que tipo de observações os profissionais fizeram após as entrevistas devolutivas.
– Elencar o conjunto de ações que vão compor o PDI – plano de desenvolvimento individual de cada diretoria, deixando seu gestor ciente das ações que deverão ser realizadas para resgatar o desempenho dos seus profissionais. – – Deixar claro para os diretores que eles também são responsáveis pela realização dos PDIs.
– Divulgar a nova Política de Mobilidade Interna da empresa com a inclusão dos resultados da avaliação de desempenho.

5 – Reproduzir esta mesma reunião (com todos os itens já relacionados) com cada gestor da empresa , apresentando os resultados que cada área obteve, identificando pontos de assertividade e pontos que precisam ser desenvolvidos. Cada gestor deverá receber feedback individualizado sobre o resultado de sua área de atuação e de como efetivou a avaliação de seus profissionais.

6 – É de grande importância que os resultados da Avaliação sejam divulgados de maneira democrática e assertiva Apresentar num mural ou quadro geral da empresa os resultados gerais da Avaliação de Desempenho identificando as ações que estão sendo planejadas por RH: treinamentos, ações de PDIs, criação do banco de talentos internos, etc., para que todos os profissionais da empresa possam tomar conhecimento e validar o programa de avaliação.

7 – Cabe a área de RH acompanhar durante o ano a realização dos PDIs e efetuar cobranças para que cada gestor consiga realizá-lo. Recursos Humanos também deverá apoiar a realização de algumas ações previstas nos PDI´s como treinamentos, workshops, estágios internos, etc.

8 – Pós Diagnóstico, todas as ações de RH serão conduzidas pelos resultados das avaliações e pela nova Politica de Mobilidade Interna que contemplará os resultados das avaliações de desempenho.