Planejamento Estratégico

Interligando a estratégia empresarial às pessoas

Como garantir o alinhamento e direcionamento estratégico da empresa frente aos desafios e tendências, buscando posições únicas e diferenciadas de mercado e visando à maximização dos resultados e lucros de forma crescente e sustentável?

 

Como preparar a empresa para realizar produtos e serviços que estejam alinhados à sustentabilidade – financeira (da empresa), social (com seus stakeholders, funcionários, clientes e fornecedores) e ambiental (fornecendo produtos e serviços para a redução de consumo energético)?

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão que fornece à organização uma visão do futuro, aumentando a probabilidade da empresa aproveitar as oportunidades e explorar suas potencialidades. O PE engloba tanto a identificação de fatores competitivos de mercado e potencial interno para atingir metas, como o acompanhamento sistemático de suas ações.

O planejamento estratégico quando bem elaborado possibilita que os objetivos propostos pela empresa sejam alcançados. Apresenta-se como uma ferramenta indispensável para organizações que buscam sustentabilidade à longo prazo, permanecer vivas e competitivas no mercado.

“O planejamento define o que a empresa pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo. Por essa razão, o planejamento constitui a primeira função administrativa e define os objetivos para o futuro desempenho organizacional, bem como decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.” (Chiavenato 2008)

OBJETIVOS

  1. Ajustar o empreendimento à capacidade de execução da empresa através de um modelo pragmático que permita um planejamento alinhado aos objetivos do negócio.
  2. Construir o Planejamento Estratégico interligando e integrando sistematicamente os diversos setores da empresa através de uma árvore de metas que se serão realizadas por diferentes áreas.
  3. Controlar a execução dos objetivos e ações através de uma estrutura de KPIs alinhada a árvore de metas.
  4. Promover a capacitação e criar as condições para o empoderamento dos profissionais através do reconhecimento e/ou realinhamento de sua performance.
  5. Sistematizar a execução do Plano de Ação no Sistema RH1000.

ETAPAS

“A empresa não está sozinha no mundo dos negócios, e a estratégia

não funciona no vácuo. A estratégia representa o comportamento 

de uma empresa diante do ambiente que a circunda.” (Chiavenato)

pdf library mp3 database movie database