Gestão e Liderança de Pessoas – PDGL

gestao-de-talentos3

O PDGL – Programa de Desenvolvimento de Gestão e Liderança – é um  Processo de Desenvolvimento e Capacitação de Líderes e Gestores, composto por um conjunto de ações e atividades que envolvem os diferentes níveis de liderança e gestão de pessoas da empresa.

OBJETIVOS

  • Alinhar a postura comportamental dos gestores aos objetivos estratégicos da empresa.
  • Introduzir os conceitos atuais de gestão e liderança de pessoas.
  • Homogeneizar a linguagem de gestão entre os participantes.
  • Experienciar situações e cases individuais do dia-a-dia funcional da empresa.

PÚBLICO ALVO

Gerentes, supervisores, líderes e novas lideranças que tenham equipes de colaboradores sob sua supervisão.

METODOLOGIA

Todo o processo de gestão e liderança de pessoas é desenvolvido na linha andragógica (Andragogia = Pedagogia do adulto), com o uso intensivo das experiências de vida e da organização dos participantes, trazendo fatos, situações e problemas ocorridos no dia-a-dia da empresa.

A utilização do ciclo vivencial de aprendizagem cria um ambiente vivencial que facilita o entendimento e absorção do que é apresentado, pois leva os participantes a refletirem e chegarem às conclusões esperadas, ao invés de escutarem passivamente a resposta dos instrutores.

Em cada Módulo, os participantes recebem uma série de “tarefas e atividades”, que ao serem executadas envolvem o Gestor, Pares e seus Subordinados. Com isso, todos esses profissionais terminam envolvidos nos temas tratados no treinamento, criando um efetivo Clima de mudança na empresa.

Os diretores da empresa também são envolvidos neste curso de gestão e liderança de pessoas através de reuniões onde são informados sobre os problemas e dificuldades das suas lideranças, do nível de maturidade emocional e de gestão que apresentam. 

CARGA HORÁRIA

Este programa de Liderança e Gestão de Pessoas é construído a partir das necessidades e gaps comportamentais a serem trabalhados com os gestores da empresa, podendo, conforme a necessidade, ter todas as etapas acima mencionadas .

A composição da carga horária poderá variar, pois irá depender do formato necessário para cada empresa.

Abaixo algumas sugestões de carga horária para o desenho do programa:

  • Mínimo – 48 h (6 módulos) – programa básico e/ou inicial
  • Intermediário – 56 a 96 h ( 7 a 12 módulos)
  • Avançado – 104 a 160 h (13 a 20 módulos)

ETAPAS

GRAFICO-corrido

 

num1Diagnóstico

Desenvolver e aplicar uma pesquisa entre os profissionais envolvidos nesse processo para Identificar os seus gaps comportamentais no exercício da gestão e liderança, junto às suas equipes e seus gestores, confrontando os resultados com sua autopercepção.

num2Alinhamento

Conduzir uma reflexão com os diretores da empresa a respeito de sua Missão e Visão atual versus a estratégia escolhida para conquistar seu mercado, identificando as competências estratégicas, de gestão e liderança necessárias para conduzir a empresa ao destino desejado.

num3Módulos de Treinamento

Desenhar e desenvolver módulos de acordo com as necessidades de cada empresa, abaixo as sugestões de alguns módulos que podem ou não ser realizados.

Como se tornar um gestor de pessoas e um gestor de gestores.

Como gerenciar pessoas garantindo  a obtenção dos resultados organizacionais através da introdução de novas habilidades, competências e valores.

Funções Essenciais da Liderança na  Gestão de Pessoas – PDCA: planejar, organizar, controlar e motivar

O papel do gestor e a necessidade de gerar um clima de desenvolvimento, motivação e retenção de profissionais na empresa.

Como criar e manter uma equipe de alta performance

Identificar as oito funções de uma equipe de alta performance e o equilíbrio que os gestores apresentam no desempenho dessas funções, no tocante a tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe e habilidades interpessoais.

Desenvolvendo a Inteligência Emocional na liderança e gestão de pessoas

Como aumentar o autoconhecimento, identificando pontos de assertividade e pontos que precisam ser desenvolvidos para um melhor gerenciamento de pessoas. 

Team Building – desenvolvendo e construindo minha equipe de trabalho

Como construir e lidar com nossa equipe de trabalho, identificando pontos de assertividade e pontos a serem desenvolvidos na liderança e gestão de pessoas.

Motivação no trabalho através do desenvolvimento profissional

Como motivar as pessoas através da habilidade de liderança e gestão de pessoas Quais as necessidades e expectativas dos colaboradores e o que fazer para motiva-los e desenvolve-los em suas funções. 

Liderança Situacional para buscar a produtividade, motivação e o desenvolvimento do colaborador

Como adequar o comportamento do líder ao nível de maturidade do grupo, gerando um clima de comprometimento e desenvolvimento nos profissionais e potencializando os resultados da gestão e liderança de pessoas.

Como efetuar a Avaliação de Desempenho do colaborador

Como preencher com assertividade e objetividade a avaliação de desempenho dos profissionais e realizar uma entrevista devolutiva, dando feedbacks de reconhecimento e de realinhamento da postura.

Como aplicar medidas disciplinares legais na gestão e liderança de pessoas

Identificar os tipos de advertências ou e suspensão disciplinar que poderão ser aplicadas para realinhar o comportamento do colaborador que estiver agindo com imaturidade e indisciplina, sem prejudicar legalmente a empresa.

Como delegar assertivamente na liderança e gestão de pessoas

Desenvolver a aptidão para identificar o nível de maturidade do colaborador em cada uma das suas principais responsabilidades para adequar o estilo de liderança mais apropriado e que trará melhores resultados.

Como desenhar o Planejamento Estratégico da empresa alinhando as metas com a estratégia da empresa

Planejar é, antes de tudo, assumir uma postura de antecipação e prospecção do comportamento das variáveis e cenários futuros. É necessário e essencial que os gestores e líderes estejam alinhados às estratégias da empresa e que tenham suas metas orientadas na busca dos objetivos da organização.

Como entregar metas e resultados esperados

Desenvolver a habilidade de ”como” fazer para que a execução do Planejamento Estratégico da empresa seja executada com eficácia e comprometimento de toda a equipe.

Como selecionar profissionais por competências

Identificar e vivenciar o protocolo do processo da entrevista de seleção de profissionais por competências, desempenhando com assertividade esta competência essencial da gestão e liderança de pessoas. 

Como solucionar conflitos de forma harmoniosa

Aplicar o conceito e os passos da Comunicação Não Violenta – CNV como metodologia prática para a resolução de conflitos de forma Ok/OK para todas as partes, construindo equipes harmoniosas com a gestão e liderança de pessoas.

num4Feedbacks à Diretoria

Realização de reuniões sistemáticas com a direção da empresa durante todo o processo para fornecer feedback a respeito dos perfis, características, dificuldades e potencialidades de suas lideranças.

num5Coaching

Realização de processos de coaching para potencializar o processo de desenvolvimento de competências de gestão e liderança de pessoas.

O coach alinha o desempenho do  profissional na realização de suas metas,  orientando-o na expansão de suas crenças, de sua identidade, de seu poder interno, e o treina nos novos comportamentos e habilidades que o apoiam  na conquista de seus objetivos.

Objetivos do Coaching no programa de Gestão e Liderança de Pessoas:

  • Investigar e compreender as causas dos comportamentos;
  • Aumentar a consciência do profissional de si mesmo, potencializando os seus talentos e desenvolvendo competências para superar suas dificuldades;
  • Aumentar no profissional a capacidade de se responsabilizar pela própria vida, acessando o melhor de si num processo de melhoria contínua;
  • Estruturar e dar foco nas mudanças necessárias;
  • Fornecer feedback realista e objetivo ao profissional aumentando seu auto conhecimento e diminuindo os pontos cegos de sua auto imagem;
  • Fornecer apoio para que o profissional desenvolva maior competência emocional para implementar as mudanças necessárias;
  • Aprender a gerenciar o estresse e lidar com a adversidade de forma eficiente.

num6Laboratório de Gestão e Liderança de Pessoas

Sessões vivenciais onde serão trabalhadas competências de liderança para praticar as políticas de gestão de talentos da empresa cliente. Tipos de laboratórios:

  • Como selecionar por competências;
  • Como desligar profissionais;
  • Como fazer a devolutiva da Avaliaçãode Desempenho;
  • Como traçar metas e objetivos para os colaboradores;
  • Como realizar reuniões eficazes;
  • Como aplicar mecanismos legais de disciplina e punição;
  • Como desligar profissionais de forma assertiva.

 

DIFERENCIAIS

  • Metodologia ativa participativa com envolvimento total dos participantes.
  • Diagnóstico geral dos profissionais através dos instrumentos de gestão utilizados.
  • Vivências práticas de novo modelo de gestão.
  • Acompanhamento individualizado de cada profissional por seu gestor imediato.
  • Estudos de casos reais do dia-a-dia funcional dos participantes.
  • Encaminhamento e/ou resolução de problemas funcionais inter-áreas.
  • Mapeamento de perfis dos profissionais.
    • DISC– identifica quatro fatores básicos –Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade e a forma como a pessoa atua, incluindo suas motivações, forças e fraquezas.
    • MBTI– identifica 16 tipos psicológicos de preferências do indivíduo, identificando seus pontos de assertividade e apontando seu lado sombra a ser potencializado.
    • TMP– identifica as preferências pessoais e as funções que são mais executadas pelo profissional dentro de sua equipe, avaliando as potencialidades da empresa em ter equipes de alta performance.

PREENCHA O FORMULÁRIO E ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Desenvolvimento de Programas Comportamentais


Mais

ESTRUTURAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS


Mais

GOVERNANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS


Mais