Como aplicar medidas disciplinares legais na gestão e liderança de pessoas

O Gestor e Líder de pessoas precisa garantir que os resultados sejam alcançados em todas as situações.  Por isso é necessário que saiba identificar os tipos de advertências e suspensão disciplinar que podem ser praticadas para realinhar o comportamento do colaborador que estiver agindo com imaturidade e indisciplina, sem prejudicar legalmente a empresa.

Compete ao empregador ( gestor e líder) o poder de direção, ou seja, o poder de organizar suas atividades, controlar e disciplinar o trabalho de seus empregados, conforme a finalidade do empreendimento.

Todo gestor tem obrigações diferenciadas para conduzir sua equipe a conquistar os objetivos da empresa dentro dos seus padrões, politicas e processos. Para conseguir obter os resultados previstos tem que organizar o serviço/produção, fiscalizar e controlar o cumprimento daquilo que foi solicitado e disciplinar os comportamentos que transgridam as ordens de comando da gestão.

A ação de disciplinar só deve ser realizada quando o colaborador apresentar um nível de alto de imaturidade, se negando a entregar o que foi combinado no seu contrato de trabalho, e quando não respeita as politicas e procedimentos a empresa.  A aplicação de sanções ao colaborador é necessária e muito útil, mas devem ser aplicadas com cautela, sem prejudicar legalmente a empresa.

OBJETIVO

  • Identificar os tipos de advertências e suspensões disciplinares que podem ser aplicadas para realinhar o comportamento do colaborador que estiver agindo com imaturidade e indisciplina, sem prejudicar legalmente a empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Penalidades: conceito
  2. Tipos de penalidades
  3. Requisitos para aplicação de penalidades
  4. Atos que justificam a aplicação de penalidades
  5. Case da empresa: casos reais que justificam a aplicação de penalidades para que volte à normalidade a rotina do trabalho da organização.