Como desenhar o Planejamento Estratégico da empresa alinhando as metas com a estratégia da empresa

Planejar é, antes de tudo, assumir uma postura de antecipação e prospecção do comportamento das variáveis e cenários futuros. É necessário e essencial que os gestores e líderes estejam alinhados às estratégias da empresa e que tenham suas metas orientadas na busca dos objetivos da organização.

OBJETIVOS

  • Repensar o cenário atual da empresa através da análise da matriz SWOT identificando oportunidades e fraquezas que deverão ser trabalhadas no seu planejamento estratégico.
  • Realinhar o planejamento estratégico da empresa em cima do levantamento das suas forças e oportunidades em relação ao cenário atual, identificando as áreas que precisam ser potencializadas e desenvolvidas para a sustentação e continuidade da organização em seu mercado.
  • Alinhar os objetivos gerais da empresa, de forma sistêmica e integrada, cascateando as metas já alinhadas ao planejamento estratégico, em todas as áreas da organização.
  • Aplicar o conceito SMART para criar metas específicas e realistas, alinhando sistemicamente as ações entre as diferentes áreas da empresa e potencializando as ações da gestão e liderança de pessoas.
  • Preparar as lideranças através da difusão de uma metodologia pragmática que promove a execução de ações alavancadoras  para atingir os resultados organizacionais, promovendo uma mudança significativa na eficiência empresarial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Visão sistêmica da empresa

1.1. Princípios da Empresa Sistêmica
1.2. Atitudes necessárias para se obter resultados de forma integrada

  1. Levantamento do cenário atual – diagnóstico

2.1. Matriz SWOT – Conceito dos quadrantes
2.2. Análise das Variáveis Internas – forças e fraquezas
2.3. Análise das Variáveis Externas – oportunidades e ameaças

  1. Planejamento Estratégico – conceitos

3.1. Missão, Visão, Valores e Estratégia
3.2. Macro objetivos, objetivos das áreas e Metas

  1. BSC – BALANCED SCORECARD

4.1. Perspectivas: pessoas, clientes, processos e finanças

  1. Identificação das Macro-Metas e Metas das áreas

5.1. Levantamento pelas áreas
5.2. Matriz geral metas levantadas

  1. Ação Integrada

6.1. Vivência do grupo