Funções Essenciais da Liderança na Gestão de Pessoas PDCA (plan, do, check, act): planejar, organizar, controlar e motivar

O papel do gestor é gerar um clima de desenvolvimento, motivação e retenção de profissionais na empresa para obtenção e execução de seus objetivos.

Planejar

Estabelecer metas e objetivos para a empresa e desenvolver planos de trabalho que mostrem como essas metas e objetivos devem ser alcançados

Organizar

Alocar recursos humanos, financeiros e técnicos, de modo a otimizar a consecução das metas – ou seja, organizar é integrar recursos.

Controlar

Dar feedback dos resultados, acompanhar o andamento dos trabalhos, realinhando postura em tempo de se conquistar os objetivos requeridos e reconhecer entregas assertivas.

Motivar

Determinar o nível de desempenho e entrega dos colaboradores, que, por sua vez, influenciará o grau de eficácia com que são alcançados os objetivos da empresa. Se a motivação for pequena, o desempenho do colaborador sofrerá da mesma forma, como se a capacidade fosse baixa.

OBJETIVO

Sensibilizar os profissionais sobre as funções essenciais da liderança e gestão de pessoas, identificando as variáveis de postura e desempenho do gestor que deve focar na obtenção dos resultados e no apoio às pessoas,  como meio  de execução de suas atribuições.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Execução: processo chave para a mudança na empresa visando a transformação do líder
  2. Pilares da Execução: operação, pessoas e estratégia

2.1. Pessoas – o processo mais importante da Execução

  1. Funções da Gestão e Liderança de pessoas: planejar, organizar, motivar e controlar
  2. Comportamentos essenciais do Líder na Execução

4.1. Conheça seu pessoal e sua empresa
4.2. Insista no realismo
4.3. Estabeleça metas e prioridades claras
4.4. Recompense quem faz
4.5. Amplie as habilidades das pessoas
4.6. Conheça a si próprio

  1. Aumento da Inteligência Emocional: como me percebo na execução das funções essenciais de liderança e gestão de pessoas