Programa de Team Building – Construindo e desenvolvendo equipes de trabalho

Equipes e trabalhos coletivos são o foco das atenções nas últimas décadas. As equipes estão em toda parte. Nas empresas temos equipes de novos produtos, de qualidade e projetos. Nos esportes temos equipes de ataque, defesa, equipes da primeira e segunda divisões, equipes especiais e seleções dos melhores do mundo. Nas artes temos o elenco de profissionais (atores, artistas, cantores, etc.), conjunto de figurantes. Na política temos os partidos, a convenção, os comitês, os conselhos. Na religião temos as paróquias, as arquidioceses.

A Equipe quando é formada ou constituída precisa aprender a lidar com uma série de questões e situações que envolvem um princípio. Qual é o seu propósito? Quais são as suas metas? Quais os papéis que os membros da equipe assumirão? Qual o tipo de diversidade de membros para tornar a equipe excepcional? O que os membros esperam deles mesmo e um do outro? Como a equipe irá se conectar com outras unidades? Como ela irá obter os recursos necessários? Como e por quem as decisões dever ser feitas?

Relações de Manutenção – como os membros do time se dão com os outros e os processos que eles têm que desenvolver para tal.

Metas – senso de objetivos e direção.

Liderança – capacidade da equipe de monitorar e alinhar ambos os elementos em cada componente de eficácia da equipe e a relação de cada componente de eficácia da equipe para com os outros.

Processos e procedimentos – inclui os elementos de processo do caminho no qual a equipe conduz seu negócio.

Papéis da equipe – um entendimento dos caminhos no qual o trabalho será destinado.

Interface externa – como a equipe se relaciona com outros de fora da equipe incluindo clientes e outras equipes.

OBJETIVOS DO PROGRAMA DE TEAM BUILDING 

  • Diagnosticar problemas de atuação comportamental e funcional nas equipes, elaborando planos de ação individual e de conjunto.
  • Tornar as relações interpessoais entre os membros da equipe mais espontâneas e autênticas, exercitando o dar e receber feedbacks.
  • Aumentar a inteligência emocional dos profissionais da equipe para que identifiquem seus pontos fortes e fracos e alinhem seu desempenho como grupo.

 

PÚBLICO ALVO

Equipes primárias, líderes e profissionais de uma mesma área e/ou que possuam uma interface de trabalho nas suas atividades funcionais.

CONTEÚDO DAS INTERVENÇÕES

  1. Necessidade de Mudança na postura comportamental de todos os membros da equipe – compromisso com os indicadores de Equipe Eficaz.
  2. Medindo a Eficácia da equipe com indicadores – como construir e manter uma equipe sadia
  3. Comunicação e relacionamento interpessoal, intragrupal e intergrupal de toda a equipe.
  4. Autoconhecimento no exercício do papel profissional – aumentado a inteligência emocional no desempenho da função e das atividades em equipe.
  5. Negociação e assertividade nas relações – adequando o comportamento dos membros às necessidades da equipe, mantendo relações OK/OK para todas as partes.
  6. Desenvolvimento auto-sustentado da Equipe e Plano de Ação para realinhamento de posturas e resultados.

 

RESULTADOS ALMEJADOS

  • Aumentar o grau de interdependência dos membros da equipe, facilitando o relacionamento de pessoas com habilidades complementares e respeitando a diversidade de ritmos diferentes de trabalho.
  • Aumentar o comprometimento dos profissionais com o atingimento conjunto das metas , dando transparência aos objetivos da área e do papel esperado de cada membro.
  • Aumentar a qualidade dos resultados da equipe, acolhendo as diferenças e a diversidade de experiência dos seus membros e dando oportunidade para que a liderança emerja entre os participantes.
  • Potencializar a imagem e os resultados do trabalho da equipe frente ao negócio da empresa, intensificando as relações dos seus membros com membros e profissionais de outras áreas.
  • Desenvolver a autocrítica entre os membros da equipe de modo a que façam a auto-avaliação do seu funcionamento e do grau de participação de cada membro nos resultados finais da área.

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