Ohl Braga foi a consultoria escolhida para trabalhar conceitos como feedback e desempenho

                  A Papirus Indústria de Papel, localizada em Limeira, há anos trabalha com foco no desempenho dos seus colaboradores. Mas essa é a primeira vez que a empresa –tradicional produtora e exportadora de papelcartão com fibras recicladas– contrata um processo formal para compor o seu Plano de Avaliação de Desempenho por Competências. É o que explica Conceição Alves Brito, responsável pela gestão de Recursos Humanos, referindo-se ao programa que vem sendo implantado na empresa pela Ohl Braga Consultoria, de São Paulo.

                  “O trabalho que começa a ser implantado pela Ohl Braga faz parte de um plano de trabalho maior da Papirus, em curso há seis anos, o PDG – Processo de Desenvolvimento de Gestores. Trata-se de um grande guarda-chuva sob o qual são abrigados todos os projetos e as ações voltados para o desenvolvimento da gestão, ou seja, políticas, treinamentos, práticas de gestão e processo de Recursos Humanos. Neste caso, a Avaliação de Desempenho por Competência está sendo iniciada com os gestores, mas será estendida a todos os colaboradores da empresa num segundo momento”, salienta Conceição.

            Sócia-diretora da Ohl Braga e responsável pelo trabalho que está em andamento na Papirus, Maria de Fátima Ohl Braga ressalta que a Avaliação de Desempenho é um “instrumento de desenvolvimento” e o seu emprego abre inúmeras possibilidades. “A partir dela consegue-se identificar problemas de performance dos profissionais, são confrontadas as qualificações necessárias a um cargo e  aquelas que os profissionais apresentam. Dessa forma, chega-se à identificação das ações de desenvolvimento necessárias”, ressalta.

            A ferramenta serve ainda, de acordo com a diretora, para levantar quais são os profissionais que podem concorrer, inclusive, a cargos de maior complexidade, bem como identificar os que se encontram abaixo do que deles é exigido. “Na avaliação de desempenho, chega-se à identificação do nível de atuação dos profissionais, inclusive daqueles que apresentam performance acima do esperado”.

            Sempre à frente de seu tempo, a Papirus, que em 1952 chegou para atuar no segmento da reciclagem e hoje exporta para países da Europa, Ásia, África, América do Norte e especialmente América Latina, também busca aplicar conceitos hoje bastante exigidos pelo mundo corporativo. “Acreditamos em feedback, coaching e transparência e, mais importante, no potencial de crescimento das pessoas. Cabe à estrutura organizacional promover recursos, políticas, processos e práticas para que esse potencial aflore”, ressalta a responsável pela Gestão de Recursos Humanos.

            A escolha da Ohl Braga Consultoria para implantar o processo está atrelada também a uma marca do mundo atual. “Além da qualificação técnica que a empresa possui, tem um diferencial em relação ao mercado, pois une recursos humanos e tecnologia, apresentando especialidade técnica nos processos voltados para a gestão de talentos e software que permite organizar e agilizar as informações, ou seja, trata-se de uma grande contribuição à gestão de pessoas para as empresas”, completa.

Sobre a Papirus

            Instalada em Limeira, a Papirus Indústria de Papel S.A. conta com 366 colaboradores e tem produção anual de 84.000 toneladas de papelcartão com fibras recicladas, destinada ao mercado nacional e exportada para diversos países da Europa, Ásia, África, América do Norte e especialmente América Latina.

            A trajetória da Papirus teve início quando a família Ramenzoni, de origem italiana e com grande tradição na fabricação de chapéus (ramenzoni) e camisas (bantan), decidiu produzir também a matéria-prima para embalar seus produtos. Adquiriu, então, uma fábrica de papelcartão no interior de São Paulo que, em poucos anos, se tornou o principal negócio da família. Em 1972, construiu sua planta industrial atual, em Limeira, a 131 km de São Paulo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *