Nos dias atuais muito se fala de inovação que se trata nada mais nada menos de aprimoramento efetivo seja de pessoas, processos, produtos ou serviços. A criatividade também é um pilar importante da inovação e muitos gestores tem corrido atrás para instigar a criatividade nos seus funcionários e no ambiente de trabalho como um todo.

É quase que automático que as pessoas sigam tendências sendo influenciadas pelo mundo externo. Querem seguir padrões, processos e fluxos que observam das grandes empresas, porém não podemos esquecer que transformações e o “fazer diferente” pode ser a chave para revolucionar qualquer departamento.

Para estimular a característica da criatividade nos funcionários existem algumas dicas que geralmente são úteis e funcionam quando implantadas na rotina da equipe:

– Incentive hobbies: ter um hobby em muitos casos desestressa a mente e o corpo. Com eles você se autoconhece, conhece novas pessoas e além de tudo, ainda fomenta a criatividade

– Reserve um tempo para entretenimento: distrações são ótimas armas para estimular a criatividade além de deixar os funcionários cada vez mais motivados a exercerem suas atividades diárias.

– Leia, estude, se desenvolva: a mente é uma máquina e precisa estar ativa sempre para não emperrar. Ler, estudar e conhecer coisas novas proporciona senso crítico e deixa a criatividade sempre ativada.

Acolha seus erros e desacertos: é preciso transgredir e experimentar algo novo, porém nem sempre acertamos – errar faz parte do processo de inovar e criar. Aprenda com seus erros e erre mais, para inovar sempre.

 

Rolar para cima