Se você foi promovido para função de líder em sua área de atuação ou em outra empresa, você deve em primeiro lugar tomar conhecimento dos processos da área e iniciar a gestão de sua nova equipe.


CONVERSE COM SEU GERENTE IMEDIATO

  • Identifique o que ele espera da sua área de atuação e de você como gestor dessa área.
  • Identifique as competências específicas e estratégicas que ele espera que você apresente.
  • Peça o perfil de cargo de sua função e de todos os cargos de sua área.
  • Agende com ele uma conversa semanal para apresentar resultados e alinhar atividades.

 

FAÇA REUNIÃO INICIAL COM SEUS NOVOS COLABORADORES

  • Deixe claro que o seu papel agora é o de líder, mas que você continua sendo a mesma pessoa.
  • Apresente os seus objetivos iniciais e de que forma você deseja trabalhar.
  • Levante com o grupo os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados na equipe e na liderança para o melhor funcionamento da área.
  • Agende uma reunião semanal para compartilhar resultados, realinhar atividades e programar a semana seguinte.

 

AGENDE UMA REUNIÃO INDIVIDUAL COM CADA COLABORADOR

  • Converse individualmente com cada profissional para entender todos os processos da área que ele executa.
  • Compare o que a empresa espera X o que é realizado por cada profissional.
  • Analise os processos de cada cargo, pedindo sugestões e melhorias.
  • Avalie se cada profissional tem as qualificações e experiências necessárias para o exercício do seu cargo.
  • Notifique o RH da empresa e o seu gestor das mudanças que você realizou nos Perfis de Cargo para atualizá-los.

FAÇA E EXECUTE SEU PLANEJAMENTO

  • Identifique quais são os resultados que sua área precisa entregar, de acordo com as solicitações de seu gerente.
  • Desenhe Objetivos e um Plano de Ação, identificando responsáveis e o prazo final de entrega.
  • Crie uma agenda e um follow up com seus colaboradores.
  • Faça reuniões mensais com sua equipe para compartilhar resultados alcançados e fazer realinhamentos necessários.
  • Comemore e celebre com seus colaboradores todas as conquistas obtidas mensalmente – pequenas e grandes
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