Em qualquer empresa séria, todo o planejamento e definição de metas são voltados a melhorias, sejam elas internas ou externas.
Os fatores internos são tudo aquilo que compõe a empresa em sua base: colaboradores, processos, produção, administração, investimento, dentre outros.
Os externos, por sua vez, nada mais são o sucesso de dentro repercutindo do lado de fora. Mas, como assim?
Lembra da Análise Swot? Princípios básicos responsáveis por identificar:
- Forças: é necessário reconhecer o que a empresa oferece de melhor, como ela utiliza os recursos e qual a sua vantagem em relação à concorrência;
- Oportunidades: elas dizem respeito à parte externa. Ou seja, tendo controle interno e sabendo das forças, fica mais fácil enxergar as possibilidades do mercado, investimento, captação de clientes e o estudo mais aprofundado da área, por exemplo;
- Fraquezas: se é importante reconhecer vantagens, as desvantagens também não podem ser ignoradas! Ter ciência do que não funciona internamente é o primeiro passo para evoluir. Portanto, realizar análises frequentes sobre mão de obra e comparações com os concorrentes é fundamental;
- Ameaças: elas representam os pontos externos negativos à empresa e assim como as oportunidades, têm influência interna e externa. Por sinal, as ameaças impactam diretamente nas possibilidades, então detectá-las é primordial para conseguir elaborar um planejamento perfeito.
Obviamente, as constatações obtidas pela Análise Swot não são repentinas, cabe à empresa e, principalmente à sua gestão realizar esse estudo para que seja possível estar a par dos processos e buscar maneiras de otimizá-los.
O papel da gestão empresarial
Quando se fala em gestão, automaticamente as pessoas tendem a imaginar alguém de terno e gravata mandando e desmandando e focando todo os seus esforços em lucratividade. Entretanto, essa ideia já está defasada há um certo tempo.
A gestão empresarial moderna é fundamentada em desenvolver estratégias para conduzir a organização ao sucesso, atentando-se aos seus três maiores ativos: humanos, financeiros e estruturais.
O gestor está muito além de ser alguém que administra o dinheiro de uma empresa, ele é peça chave para extrair, de todas as pontas, o melhor resultado. E esta tarefa não é nada fácil.
A estruturação do planejamento de gerência trabalha principalmente a gestão pessoal. Assunto em alta no mercado atual, ‘gerir pessoas’ tem se mostrado um grande diferencial às empresas.
Melhor dizendo, oferecê-las condições excelentes de trabalho, prepará-las e ainda proporcionar um ambiente de trabalho satisfatório, consequentemente resultará no crescimento dos resultados de toda a equipe, levando a empresa ao sucesso.
A gestão empresarial não visa o lucro a todo instante e tampouco é gananciosa. Na verdade, ela entende que isso nada mais é que a consequência de bons resultados. A função mais importante aqui é simples: oferecer o melhor à empresa de acordo com seus recursos capitais.
Conhecer a realidade da empresa é imprescindível para desenvolvê-la. Afinal, é preciso saber onde se está, para onde ir e como chegar. Não é mesmo?
As evoluções da gestão têm trazido inúmeros benefícios às empresas e diante desse contexto, a ideia de cultura empresarial tem sido levada em consideração como algo que ultrapassa os meros ‘códigos de ética’.
Cultura empresarial
Ambas caminham juntas e antes de tudo é necessário reforçar que: a cultura empresarial é uma filosofia voltada à gestão!
A cultura dentro das empresas tem a missão de garantir o alinhamento entre todas as áreas (isso é gestão) para que gestores e colaboradores saibam o que e o porquê fazem e assim busquem atingir seus objetivos!
A cultura empresarial existe para gerar identificação e vai além das regras. Pense em uma sociedade, seus costumes e normas: todos esses elementos fluem naturalmente, simplesmente porque acham aquele comportamento ideal, concorda? Então, essa é a ideia, só que dentro de uma empresa.
No Brasil, existem organizações que possuem uma cultura empresarial ‘modelo’, caso do Grupo Ideal Trends.
O Grupo Ideal Trends é composto por 21 empresas de diversos segmentos, de marketing digital à saúde e conta com uma gestão horizontal baseada em uma cultura de princípios.
No Grupo Ideal Trends, a cultura foi idealizada pelo seu CEO e faz parte do convívio de todos espontaneamente, servindo de ‘norte’ para a tomada de decisões e comportamento dos integrantes.
Os princípios de gestão e cultura do Grupo Ideal Trends.
O sucesso
A gestão, quando desempenha sua função com excelência, eleva o patamar da empresa, pois é a peça principal para extrair o melhor dela, independente de sua área de atuação ou status que possui.
Organizar a rotina, definir metas e objetivos, reduzir custos, motivar pessoas e garantir um ambiente altamente produtivo é o que a gestão pode assegurar a uma empresa e, se esses fatores são cruciais para obter sucesso, é a gestão quem pode torná-lo realidade.
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