Na demissão de funcionários sejam eles bons ou ruins a transparência e objetividade do gestor é primordial. É muito importante que fique claro ao profissional o porquê de sua demissão. Em quaisquer circunstâncias esta clareza é essencial.

Não é uma tarefa fácil desligar funcionários, ainda mais quando estes são bons e desempenham suas atividades satisfatoriamente. Neste momento é importante ratificar as suas contribuições e o quanto ele agregou para a empresa como um todo. Sendo um bom profissional ele deve estar a par das dificuldades e circunstâncias atuais que a empresa está enfrentando.

Ao ser claro, objetivo e transparente o gestor estará ao mesmo tempo apresentando as restrições que ele possui na empresa, pois ele também tem limites que lhe são impostos pela direção da empresa e que precisam ser respeitados. Até o mais alto executivo de qualquer empresa está sujeito a impasses e precisa aprender a lidar com situações desconfortáveis. 

O funcionário deve ser tratado com bastante integridade, respeito e humanização. Mesmo o profissional que não está apresentado bom desempenho, deve receber o mesmo tratamento. É importante compreender que muitas vezes um profissional pode não se enquadrar na sua empresa, o que não o torna um mau profissional. Tudo é uma questão de sinergia, complementaridade e satisfação.

A empresa e o profissional precisam se complementar; o profissional precisa da empresa para ter um sustento financeiro e para crescer como pessoa; a empresa precisa da expertise, experiência e contribuição do profissional para conquistar seus resultados. Quando este sistema de troca fica descompensado, isto é, quando uma das partes não está recebendo o que sente que lhe é de direito o sistema se descompensa. Muitas vezes a situação de mercado atual só fornece a justificativa para que a demissão ocorra. Por isso é muito importante que ambas as partes se sintam recompensadas, satisfeitas e completas neste relacionamento funcional.

Feedbacks

Feedback é a ferramenta essencial no momento da demissão de profissionais.  Independente do indivíduo ser um profissional bom ou apenas razoável, ninguém é tão bom que não possa melhorar algum ponto na sua performance. Ninguém é tão ruim a ponto de não apresentar algum comportamento positivo e bom na sua atuação como profissional. Feedbacks são sempre bem-vindos em qualquer situação junto ao profissional e, principalmente numa situação de desligamento, é importante que o profissional tenha convicção dos seus acertos – através dos feedbacks de reconhecimento que irá receber, e dos seus desacertos – para que possa redirecionar sua postura para uma nova oportunidade. 

A demissão e a contratação fazem parte do contexto corporativo e devem ser encaradas como processos naturais de input e output de qualquer sistema.  Nesta hora é preciso muita tranquilidade e honestidade, além disso é importante que o gestor como coaching nesta hora tão difícil ajude o profissional a olhar para frente, vislumbrando novos horizontes por mais difícil que seja.

É interessante fazer com que o profissional demitido requalifique este momento crítico como uma oportunidade para que ele repense sua carreira e momento profissional atual. Nada ocorre por ocaso e este processo de demissão faz parte um sistema maior na qual o profissional está inserido. É preciso ajudar o profissional a sair um pouco fora situação e tentar enxergar este momento de um outro lugar, olhando este fato sobre uma nova perspectiva de oportunidade e de desafio. 

Em momentos difíceis, às vezes o gestor precisa demitir até os melhores profissionais, aqueles que ganham os melhores salários. Portanto, não existe uma regra fixa, cada situação precisa ser analisada individualmente. Quando a empresa dispõe de um programa de Avaliação de Desempenho isto pode ser um fator facilitador para uma tomada de decisão. Num processo de meritocracia aqueles que apresentam o desempenho mais fraco muitas vezes são os primeiros a serem escolhidos para deixarem a empresa.

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