As equipes não vivem apenas de relacionamento formal e cotidiano, é preciso integrá-las de todas as formas possíveis.

Quando há entrosamento entre os colaboradores, a tendência é que estes alcancem mais rápido os objetivos propostos, já que, beneficiados pelo clima sinérgico, se sentem motivados e conseguem alcançar resultados mais robustos e rápidos.

Neste sentido, em um momento mais descontraído, as festas ou reuniões informais contribuem para ambientes de trabalhos mais leves e agradáveis.

Missão, visão e valores podem ser reforçados, porém com um outro tom, um mais tênue e dinâmico. Muitas vezes esse cenário descontraído serve para inserir o colaborador no contexto da empresa, fazendo com que ele se sinta parte integrante e dando o melhor de si em suas atividades.

Qualquer que seja o tipo de evento, a confraternização de final de ano nada mais é do que uma estratégia de endomarketing. Deve ser programada e realizada pela área de Recursos Humanos e de Comunicação das empresas com o objetivo de fazer com que as pessoas se sintam valorizadas. O resultado dessa ação estratégica se refletirá ao longo do ano e poderá trazer resultados positivos para a área de gestão de pessoas.

Uma confraternização pode fechar o ano com chave de ouro, pois o colaborador encarará isso como a valorização de tudo que ele realizou e produziu durante aquele período. Talvez de imediato não renda benefícios mensuráveis através de números para as empresas, porém, para esse tipo de comemoração, medimos o retorno através do nível de motivação das pessoas. Essa consequência também repercutirá na captação e satisfação de clientes.

Cliente externo e interno

Outro aspecto que enobrece e fortalece as características e valores de uma empresa, é a entrega de brindes ou presentes corporativos. Também muito comuns nos finais de ano, eles conseguem colocar a empresa em um outro nível no mercado competitivo, já que fortalecem e reforçam a imagem da marca, conseguem fidelizar e talvez até ampliar a rede de clientes.

Mostrar a importância do cliente é muito importante e pode acontecer também através de cartões e mensagens desejando boas festas e renovando os votos de parceria para o próximo ano que se aproxima. Agradar o cliente final faz parte da estratégia do negócio e é o principal ponto a ser explorado.

Está ligado diretamente a área de Marketing, mas traz vantagens para a empresa como um todo. O final de ano é um grande motivo para criar laços mais estreitos com o cliente, tanto o interno quanto o externo.

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