O grande foco de um Plano de Sucessão é a sustentabilidade, o futuro bem-sucedido de uma empresa. É considerado um plano estratégico da área de RH que objetiva manter aspectos positivos para a organização, tais como competitividade, qualidade e inovação. Seu propósito principal é criar e manter um banco de possíveis sucessores para garantir o sucesso dos negócios, assegurando a sustentabilidade da empresa em si.

Para que o Plano de Sucessão aconteça de maneira satisfatória, a empresa precisa saber exatamente onde ela se encontra e aonde ela quer e precisa chegar. A partir disso, passa a inserir uma cultura de gestão que permitirá a realização dos objetivos definidos; se esta cultura for eficaz, a empresa criará critérios para contratar e promover, o que irá ocasionar um fluxo de profissionais competentes em todos os setores da organização, propiciando a execução do Plano de Sucessão.
Um bom Plano de Sucessão, conta com algumas etapas cruciais:
Confira os detalhes:
– Definição do Plano: o objetivo do Plano de Sucessão é gerenciar os possíveis sucessores das posições críticas e / ou estratégicas mapeadas da organização, e manter atenção para o surgimento de novas posições em função de mudanças tecnológicas e de cenários em que a empresa está inserida.

– Identificação de cargos: quais são os cargos críticos e estratégicos que a empresa possui? As posições críticas e / ou estratégicas são aquelas de difícil reposição, cujos ocupantes desempenham funções ou possuem conhecimentos que podem colocar em risco o funcionamento da empresa. Uma posição é caracterizada por um cargo existente em uma área do organograma.

– Elaboração do Plano: Cada posição terá informações sobre o nível e qualidade do desempenho e da bagagem profissional do atual ocupante (pode ser mais de uma pessoa ocupando o mesmo cargo) e dos possíveis sucessores escolhidos pelo RH.

– Ferramentas:

. Perfil atualizado dos Cargos Críticos e Estratégicos contendo: descrição de responsabilidades, principais desafios, nível de responsabilidade, qualificações requeridas (conhecimentos, formação, experiência, certificações, perfil, etc), competências comportamentais necessárias ( ligadas ao negócio);

. Avaliação de Desempenho: das metas e competências ligadas à função;

. Avaliação de Qualificações: bagagem dos cargos críticos e estratégicos X bagagem dos profissionais (ocupantes e sucessores);

. Trilha de Desenvolvimento: conjunto de ações de desenvolvimento que aceleram e garantem a entrega de resultados esperados do profissional no cargo;

. Sistema Informatizado: um sistema que organize e sistematize todas as informações relativas à gestão de talentos da empresa: avaliação de desempenho, avaliação de qualificações, trilha de desenvolvimento, perfil do cargo, histórico de desenvolvimento dos profissionais, etc…

Quer implantar um plano de sucessão eficiente em sua empresa? Clique aqui

Rolar para cima