A ESCUTA ATIVA é uma das grandes habilidades de quem possui INTELIGÊNCIA
EMOCIONAL. Quem possui ESCUTA ATIVA apresenta um bom nível de autoconhecimento e não se deixa “enganchar” na fala do outro.
A ESCUTA ATIVA não é feita de forma passiva… Você escuta o outro ativamente, dando toda a sua atenção, foco, presença e fazendo perguntas que o ajudem a entender o ponto de vista e as necessidades do outro.
Ao escutar ativamente, você se cala – não coloca seu ponto de vista, só coloca a sua PRESENÇA para acolher empaticamente o que o outro lhe coloca, sem fazer julgamentos ou manifestar preconceitos. OUVIR e acolher com interesse o que é dito.
QUANDO USAR A ESCUTA ATIVA
1. Resolvendo conflitos pessoais ou em grupo
2. Entendendo as dificuldades dos profissionais em realizar suas atividades
3. Quebrando resistências do grupo ou de pessoas para acolher mudanças
4. Realizando qualquer tipo de negociação: aquisição de algo; venda de projetos ou ideias, etc.
5. Questionando profissionais com problemas de disciplina
6. Realizando um coaching, uma consultoria ou mentoria.