Em diversos momentos na vida, vamos ter que lidar com situações em nossa vida profissional que nos deixam desconfortáveis. Apesar disso, é bom que um gestor tenha em mente que dar um feedback sincero que pode não agradar o funcionário, faz parte de um bom processo de gestão de pessoas.

Muitas vezes respostas negativas vindas da liderança para determinado colaborador, pode render ações e atitudes positivas, além de benéficas para a empresa.

É comum que alguns funcionários não aceitem feedbacks negativos e deixem isso transparecer de maneira inadequada, com negações, racionalização, atitudes infantis e/ou até com muita emotividade.

Caso isso aconteça, o ideal é que o gestor explique que aquele processo é estritamente profissional e não pessoal.

É essencial que o gestor, ao dar este feedback de realinhamento, apresente fatos e situações que exemplifique e demonstre ao colaborador os gaps e falhas que ele anda cometendo no exercício de suas atividades.

Se a reunião tomar um rumo muito inesperado, finalize e remarque. Sendo assim, na próxima reunião de feedback o gestor já estará mais preparado para lidar com a situação.

Alguns comportamentos e reações desfavoráveis, podem acontecer de maneira recorrente. Se essa for a realidade, sente-se com seu funcionário e procure entender o porquê destas reações e o que você pode fazer para ajudá-lo.

Mesmo que o funcionário não seja receptivo nesses processos, não deixe acumular feedbacks, sempre que possível e com gentileza, mostre a seu funcionário como ele pode melhorar.

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