Relacionamento interpessoal é a ligação/vínculo entre as pessoas dentro de um determinado contexto. Está totalmente ligado ao como fazermos a troca de informações ou conhecimentos.

Os problemas de um relacionamento ruim entre as pessoas no ambiente de trabalho está sempre mais voltado a forma pouco assertiva de como as pessoas se relacionam, e isto acaba afetando diretamente a produtividade e muitas vezes acabam sendo um motivo para conflitos pessoais ou entre áreas. Por isso, os relacionamentos interpessoais devem ser sempre aprimorados – nas empresas ou em qualquer outro ambiente.

As pessoas precisam se relacionar assertivamente – dizer o que pensam e sentem, sem invadir o limite do outro. A assertividade pede que a pessoa não seja ofensiva, que não agrida o outro com palavras grotescas ou com julgamentos preconcebidos. Porém, a assertividade também exige que a pessoa não se relacione de forma passiva, isto é, aceitando tudo o que o outro diz, sem questionamento ou posicionamento pessoal.

Relacionamentos interpessoais assertivos pedem que você se preocupe em manter uma relação amistosa com o outro. Isto quer dizer que a relação precisa atender as necessidades de ambas as partes, tendo espaço para exposição de ideias e acolhimento para todos os pensamentos que surjam, mesmo que divergentes. Acolher não quer dizer concordar, mas sim, permitir que o outro expresse o seu sentimento ou ideia sem que sinta agredido.

Aproveite ocasiões como treinamentos para estimular as conexões entre as pessoas. Até mesmo os momentos de feedback podem ser grandes oportunidades para aprimorar seus relacionamentos.

É de interesse das organizações, que seus profissionais, tenham relacionamentos saudáveis/assertivos. Todas as áreas de uma empresa se comunicam de maneira efetiva quando há o engajamento entre as pessoas. Para isso, é preciso que o RH crie ações focadas na integração das relações interpessoais.

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