dica-da-semana

Pesquisa de clima é uma grande oportunidade de entender o grau de satisfação e motivação das equipes. A partir dela você consegue detectar alguns erros e transformá-los em acertos.

1-      Planejamento e escolha da metodologia:
Avalie e escolha os tipos de questionário, métodos de avaliação das respostas, tratamento estatístico e instrumentos de avaliação. Além dos temas comumente abordados entenda se há algum problema específico que deve ser apontado com mais intensidade.

2-      Execução da pesquisa:
Independente das ferramentas/instrumentos utilizados, aplique a pesquisa de clima organizacional a todos os funcionários da empresa. Assegure que todos os profissionais da empresa entendam o porquê e a finalidade da pesquisa, garantindo a confidencialidade das respostas para que todos possam participar sem quaisquer receios.

3-      Análise dos dados:
Após o processamento estatísticos das pesquisas preenchidas e com as informações em mãos, os dados devem ser interpretados para se verificar o que as respostas nos dizem sobre o clima da organização. Lembre-se que existem fatores de Manutenção e de Motivação na pesquisa e que eles devem ser interpretados corretamente.

4-      Conclusões:
Discorra em um relatório final de forma prática e objetiva qual o problema detectado, a gravidade dele e quais as medidas cabíveis para reverter a situação. Divulgue este relatório a todos os gestores e mantenha nos quadros de aviso da empresa os resultados finais da pesquisa para que os colaboradores possam ter acesso a estas informações.

5-   Administre os resultados:

Priorize e faça um planejamento das ações que deverão ser realizadas pelo RH, pela direção da empresa e pelas outras áreas para que os pontos fracos apontados possam ser corrigidos. Acompanhe a implementação dessas ações e faça os alinhamentos necessários para manutenção do clima e comprometimentos dos profissionais.

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