Há um conjunto de fatores que podem influenciar nestas situações, mas, em primeiro lugar as metas precisam ser programadas seguindo certos critérios SMART, observe o check list abaixo:

S – Specific –  Específico 

Deve ser específica e facilmente entendida por todos. Deve facilitar a compreensão e o foco, com números e dados. Você especifica exatamente aonde quer chegar sem deixar brechas para dúvidas. Por exemplo: quero aumentar em 10{44f7222d7543b5b4532c4750de2ce62a5a8719d279a14efec19e3375346430c3} a venda do setor infantil da minha loja.

Responda as seguintes perguntas:

  • O que eu quero com essa meta?
  • Quem é responsável por ela?
  • Onde ela deve ser realizada?
  • Como ela será batida?
  • Por que ela existe? 

M – Measurable – Mensurável 

Já dizia Peter Drucker, que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, depois de especificar nossa meta devemos ser capazes de mensurá-la. É preciso determinar o indicador pelo qual a evolução será verificada e também a fonte oficial de medição deste indicador.

Responda as seguintes perguntas:

  • Quanto é o resultado esperado da minha meta?
  • Quanto tempo será necessário para realizá-la?

A – Attainable – Atingível

De nada adianta construir uma meta que é impossível de ser atingida. É extremamente importante deixar a meta mensurável, mas de forma que os números dela possam ser atingíveis. É claro que você pode ousar nos seus objetivos, mas é preciso manter o pé no chão e se manter dentro da realidade possível.

Faça a seguinte análise:

  • Analise o seu histórico e diga se a ação é atingível
  • Converse com a equipe/pessoa responsável e verifique se a ação é factível 

R – Relevant – Relevante

Uma ação para ser relevante deve impactar diretamente no seu objetivo final de modo que você consiga provar facilmente que ela trouxe algum tipo de resultado.

Faça a seguinte análise:

  • Analise e veja se ela faz sentido dentro de um contexto maior e se colabora na mesma direção do seu objetivo.

T – Time – Temporal

Uma Ação  sem prazo é uma Ação que nunca será finalizada, portanto sempre associe uma Ação a um período de tempo que ela deve ser realizada. 

Em segundo lugar, é importante é compreender juntamente com a equipe as dificuldades e o que está impossibilitando o êxito das metas e discuta, ainda em conjunto, as soluções mais adequadas.

Em terceiro lugar, atue individualmente, preste atenção nos profissionais com baixo desempenho. Um colaborador pode influenciar outros e interferir diretamente nas metas não alcançadas. Entenda o motivo da baixa performance dele e tente realinhar a sua postura com orientações, coaching e treinamento.

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