A adaptação é algo gradativo, porém há algumas maneiras que podem contribuir na aceleração deste processo. Mudanças sempre devem ser bem-vindas, pois são a oportunidade de fazer diferente e de agregar com a experiência já vivida em outras ocasiões. Entretanto, as mudanças também trazem consigo medo, incertezas e insegurança – é natural pois nos tira da zona de conforto e temos a sensação de “pisar em ovos”. Por isso, algumas ações podem ajudar na adaptação de algumas transformações.

– Acolha as mudanças como oportunidade de crescimento. Novas situações vão aumentar o seu repertório de experiências e de referenciais que lhe ajudarão a tomar decisões mais assertivas e que trarão benefícios em prol do seu desenvolvimento;

– Esteja atento aos processos, padrões, cultura e tecnologia da nova situação/empresa. Separe um tempo para entender como funciona cada procedimento – acolha o novo e deixe fluir.

– Se proponha a conhecer pessoas novas e esteja aberto a pensamentos e ideias diferentes – não julgue, acolha a diversidade. O diferente muitas vezes pode nos assustar num primeiro momento, mas depois podemos colher surpresas inestimáveis.

– Nunca comente negativamente sobre sua experiência anterior e nem critique profissionais que trabalharam contigo. É preciso respeitar os processos, experiências e relacionamentos passados porque eles nos fizeram chegar no momento atual. O senso de ética e de respeito ao outro começa com pequenas atitudes.

– Desprenda-se do seu passado. Foque na nova atividade, porém não esqueça seus aprendizados anteriores. Não fique se lamentando ou fazendo comparações com o passado. Viva o momento presente – esse é o seu novo “presente”.

Quer saber como treinar e desenvolver seus profissionais? Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima