Isso pode acontecer quando o selecionador foca apenas nas qualidades técnicas e deixa as competências comportamentais e os valores culturais da empresa e do profissional em segundo plano. Ou também quando o requisitante da vaga não avalia adequadamente o profissional, superavaliando o candidato para fechar a vaga o mais rápido possível.
Uma contratação equivocada gera custos extras para a empresa, já que este funcionário não produzirá da maneira esperada e você deverá investir grande parte do seu tempo no seu desenvolvimento. É exatamente por isso que o período de experiência é crucial para que o gestor da área avalie de perto o progresso e desenvoltura do profissional para ter certeza da assertividade da sua contratação.
Ao se constatar uma contratação equivocada é importante fazer o seguinte check list:
- Dispensar no período de experiência o profissional, dando-lhe um feedback sobre sua atuação e o porque está sendo desligado.
- Rever o perfil de cargo para se checar se as responsabilidades e os pré-requisitos do cargo em questão estão atualizados com a realidade atual da área, checando se não estão sub ou superestimados.
- Requisitante da vaga conversar junto com o selecionador para realinharem as evidências que irão pesquisar no futuro candidato.
- Fazer uma autoavaliação sobre como realizou as ultimas entrevistas de seleção para checar se a forma, o processo e o nível de sua percepção estavam aguçados frente às necessidades da vaga em questão.