A Avaliação de Desempenho objetiva verificar se os profissionais de uma empresa estão atendendo às expectativas da organização no que se refere à eficiência e a produtividade. É uma forma eficaz de identificar gaps e que deve ocorrer com certa frequência.

Ela deixa claro ao profissional o que a empresa espera dele no tocante a suas metas/objetivos e o como ele precisa alcançar os seus resultados ou competências. Assim sendo o desempenho é produto de duas variáveis: metas e competências.

Para que uma avaliação de desempenho seja realizada de forma adequada com resultados satisfatórios, é preciso o envolvimento de diversos atores da empresa. É importante que a empresa prepare não apenas os avaliadores, mas também os avaliados.

Quem aplica a avaliação, precisa estar consciente de seu importante papel. Primeiramente ele precisa conhecer bem as características do cargo do avaliado. Além disso, precisa:

– Registrar fatos relevantes que conseguiu colher (seja por meio de relatórios, escalas gráficas, etc);

– Ser sempre imparcial e não se deixar levar por impasses pessoais ou problemas pontuais no trabalho;

– Conhecer os avaliados e deixá-los bem instruídos com relação ao processo;

– Ter cuidados na maneira como irá conduzir a entrevista (preparação, desenvolvimento e encerramento).

Para que o avaliado tenha uma boa avaliação, é muito importante que ele não tenha nenhuma dúvida sobre as atividades que ele precisa desempenhar no seu cargo. Isso precisa estar explícito e de preferência registrado em algum lugar para que possa ser consultado.

É fundamental que quaisquer dúvidas que houverem, sejam esclarecidas anteriormente a aplicação da Avaliação de Desempenho para que não haja ruídos ou falhas de comunicação.

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